Feijoada

Feijoada é ideal para receber os amigos em casa e muito bem acompanhada com arroz, couve refogada, farofa e rodelas de laranja. Aprenda a preparar esta DELICIA agora!

Receita de Feijoada

Feijoada

Receita de Feijoada
Escreva um comentário
Imprimir
Ingredientes
  1. 1kg de feijão preto
  2. 300gr de costelinha de porco defumada
  3. 300 gr de bacon
  4. 500gr de charque (carne seca)
  5. 3 gomos de calabresa
  6. 2 gomos de paio
  7. 1 cebola média picadinha
  8. ½ cabeça de alho picadinho
  9. 1 copo americano de azeite
Modo de Preparo
  1. Pegue o charque salgado, lave bem e deixe de molho em água com gelo, na geladeira de um dia para o outro, trocando a água a cada 3 horas (a noite não precisa), para dessalgar bem. Primeiro coloque o charque na panela de pressão e leve para cozinhar por aproximadamente 20 minutos, após pegar a pressão. Retire o excesso de gordura e pique do tamanho de sua preferência, eu piquei em cubos, a quantidade reduz bastante, então não tenha medo de usar um pacotinho de 500gr inteiro.
  2. Coloque as costelas de porco defumadas, em uma panela grande com água e leve para cozinhar por aproximadamente 1 hora em fogo alto. Isso irá ajudar a tirar boa parte da gordura da costela. Depois disso, retire o excesso de gordura das costelas e mantenha-as inteiras. Afervente as calabresas e o paio para tirar o excesso de gordura delas também, descasque e pique. Reserve.
  3. Em uma panela bem grande, porque vai render muito, coloque o feijão e cubra até uns 3 dedos de água acima do feijão, leve para o fogo e deixe ferver. Quando estiver quase fervendo, acrescente as costelinhas inteiras e deixe cozinhando lentamente junto com o feijão (se quiser pode pré cozinhar o feijão na panela de pressão até ficar al dente, depois terminar o cozimento com os outros ingredientes para pegar gosto). Quando as costelinhas estiverem molinhas, retire-as da panela e pique-as no sentido do comprimento do osso e volte-as para a panela (opcional). O bacon retire o couro e pique em pedaços não muito pequenos, para não sumir na feijoada. Dê uma leve fritada no bacon, em uma panela antiaderente, sem nada de óleo. Depois o acrescente à feijoada. Por último, coloque as calabresas e o paio, que já foram pré-cozidos e deixe cozinhar com o feijão. Quando o feijão estiver quase no ponto, em uma panela coloque o azeite e doure o alho e a cebola, acrescente duas ou três conchas de feijão e dê uma leve amassadinha para engrossar o caldo, deixe cozinhar por uns 10 minutinhos. Volte o feijão com os temperos na panela e deixe cozinhar por mais uns 30 minutos, ou até que o caldo chegue no ponto de sua preferência. Acerte o sal e está pronto. Se desejar você pode colocar folha de louro no momento do tempero, quando você refoga o alho e a cebola com as conchas de feijão. Enquanto o feijão vai cozinhando, vai surgindo uma espuminha por cima, vá retirando com a ajuda de uma escumadeira, que é gordura. Deixe apurar e estará pronto para servir.
Anote a Receita http://www.anoteareceita.com.br/

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *